janeiro 31, 2007

sketchcrawl - 12th and a half

outra edição do projeto onde várias pessoas fazem desenhos de observação no mesmo dia. mas ao invés de sair em grupos, dessa vez foi dentro de casa! como foi feriado e viajei pra casa de queridas (ela também), abaixo os desenhos de vinhedo, sp.

vinhedo01_web.jpg

vinhedo02_web.jpg

vinhedo03_web.jpg

fllores_web.jpg

fllores2_web.jpg

Posted by weno at 2:22 PM | Comments (4)

janeiro 30, 2007

astronauta

07-astronauta.gif

...que não está aqui, mas é o cenário de uma animação.

Posted by weno at 8:48 AM

janeiro 26, 2007

32 dentes

32dentes_cabec.gif

apesar do testemunho do perupatolinha, novo blog na área pra falar só de comida. lugares escondidos, idéias e buracos sujos, mas que se come bem (nem sempre).[link]

Posted by weno at 3:06 PM

janeiro 24, 2007

Perupatolinha: filial de Promissão, SP

Prólogo

Nas duas primeiras edições do perupatolinha organizadas pela Zel eu não pude ir e pelos relatos imaginava que seria impossível que eu fizesse um dia desses.

Depois de participar na produção da 3a edição deu para ter uma idéia do trabalho que é e a diversão que é desossar, planejar, picar, lavar, etc, etc. A família da Tati é de Promissão e o pessoal adora comer BEM. Fartura, grandes porções e panelões grandes com dúzias de apetrechos, tudo light, como feijão e couro de porco, leitões assados e arroz de carreteiro, com muito bacon e lingüiça.

Por que não fazer o perupatolinha na ceia do ano novo? Ótima idéia, mas considerar a responsabilidade de preparar o prato principal da ceia na casa de parentes quando é impraticável pedir pizza caso a receita dê errado, dá um medo enorme. Mas estamos aqui parar arriscar.

Imprimo a receita e vou atrás dos ingredientes. Temperos, ok. Vegetais compro na cidade. As carnes: galinha e pato congelados, ok. Peru de 8 kg., não tem. Sabe como é, Natal, os grandões vão para as assadeiras mais cedo e sobram apenas os mirins na geladeira do supermercado.
Dentre as idéias de emendar dois perus de 4kg. como um mutante de quatro asas e quatro coxas suculentas já previa que a maldição dos primeiros que arriscam a fazer tal receita se profetizava (vide 1a edição da zel). A salvação foi encontrar a loja da Sadia na Vl. Anastácio, terra longínqua onde perus-gigantes migram depois do Natal.

Juro que nunca estudei tanto uma receita, até mais do que prova de colégio. Lia e relia para garantir que já tinha todos os itens estavam na mala, faca pra dessossar, rolo de barbante, agulha (comprada especialmente sob olhos arregalados da vendedora após contar o que ela deveria costurar), tutoriais de dessosa e fotos de referência das edições passadas.

Desenvolvimento

Dia 1 - Durante a madrugada, deixo as aves congeladas sobre a pia. À medida em que descongelavam, fui dessossando conforme os tutoriais e a lembrança de ter ajudado o Fer na outra vez. No começo é divertido e parece um quebra-cabeça cujo objetivo é separar carne de ossos e tentar não furar a pele externa. Depois de 3 horas, los 3 amigos foram para a geladeira.

À tarde, saímos para comprar os vegetais e minutos de pânico: não tem aipo! Rapidamente calculo os riscos de não encontrar o ingrediente em outros 2 mercadinhos na véspera de ano-novo e encarei como um golpe do destino, paciência, porque não trouxe aipo de São Paulo? Se o Fer estivesse presente, acenderia rojão pela receita perfeita.

Dia 2 - O jantar era à noite, então calculando tempo de forno, preparação e margem de erro acordei perto das 7hs para preparar os recheios. Fazer o pão de milho, moer temperos, reunir tábuas e facas, panelas, ok. À medida em que o pessoal da casa acordava distribuí tarefas de descascar e picar cebolas, alhos e pimentões, enquanto a Tati ajudava a refogar as farofas e lia a receita pela 73a. vez.

Recheio pronto, carnes temperadas, é hora da montagem. A casa parou para acompanhar a operação da pirâmide de peru + farofa + pato + farofa + galinha + farofa e a sutura final do pequeno monstro de 13kg. Antes mesmo de acabar a costura, as farofas que sobraram foram consumidas rapidamente pela platéia.

Despedidas calorosas ("tchau perúúúúúú!) para a assadeira carregada em direção do forno.

Conclusão

Depois de 8 horas de forno e 1 de descanso, finalmente corto os dourados e suculentos pedaços.

Sucesso! A receita saiu ótima e sob elogios e comemorações meu "peru" ficou famoso entre todos os convidados.

Era o fracasso de cozinhar algo inédito ou a glória eterna. Pelo menos até a próxima edição. :)

IMG_3623_web2.jpg
Primeiro corte. Assopre a vela e faça um pedido!

IMG_3638_web2.jpg
Corte transversal e as camadas suculentas.

O trabalho é enorme, mas se você encara o desafio, no mínimo a diversão é certa, além do resultado espetacular no final. Leia o caminho das pedras no blog da Zel: [link]

Posted by weno at 8:29 AM

janeiro 22, 2007

quem vem lá?

portas.jpg

Posted by weno at 5:06 PM

janeiro 19, 2007

experimento

aquarela_illustrator.jpg

aquarela no illustrator?


Posted by weno at 10:00 AM

janeiro 18, 2007

perupatolinha - a camiseta

perupatolinha_tshirt_web.gif

finalmente, a camiseta do perupatolinha (vide zel)! esta especialmente reservada a todos que encararam a maratona de cozinhar tal quitute. também na versão "eu comi".

Posted by weno at 6:20 PM

janeiro 17, 2007

luz de maçã

sem motivo algum, acordei e da luz que vinha da janela do quarto lembrei da cor do miolo da maçã.

maca_miolo.gif

Posted by weno at 10:15 AM

ontem

sonhei que estava numa aula de clown. puta saudade.

frederico.gif

Posted by weno at 9:57 AM

janeiro 16, 2007

caramujo

caramujo.gif

Posted by weno at 4:57 PM

janeiro 4, 2007

A Nossa Casa

nossa_casa_tati_fe.gif

A Nossa Casa
Arnaldo Antunes

Na nossa casa amor-perfeito é mato
E o teto estrelado também tem luar
A nossa casa até parece um ninho
Vem um passarinho pra nos acordar
Na nossa casa passa um rio no meio
E o nosso leito pode ser o mar

A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar
A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar

A nossa casa é de carne e osso
Não precisa esforço para namorar
A nossa casa não é sua nem minha
Não tem campainha pra nos visitar
A nossa casa tem varanda dentro
Tem um pé de vento para respirar

A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar
A nossa casa é onde a gente está
A nossa casa é em todo lugar

Posted by weno at 10:39 AM

janeiro 3, 2007

para 2007

ouvido.gif
ouvir mais

olho.gif
observar mais

falar menos. ou mais, mas as coisas certas.

Posted by weno at 9:59 AM